Toda pessoa pensa sobre as grandes questões da vida em certo grau. Aqueles que captam o conceito de cosmovisão e refletem seriamente sobre os assuntos envolvidos sem dúvida desenvolvem sistemas de crença mais funcionais e coerentes do que aqueles que não o fazem.  

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

NOÉ e os comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até que ...




Pelo trailer começa bem "o homem está corrompido" a terra encharcada do sangue que clama! Gênesis 4:10

Vamos esperar que a impiedade não tenha deturpado no filme a mensagem que o Espirito Santo bate como um tambor na nossas mentes regeneradas!
Um filme bem feito que ressoe a verdade bíblica é bom, trazer a memória um dos mais queridos heróis da fé é muito bom, anunciar o evangelho é missão nossa!

Podemos até pegar uma carona na cultura más colocar esperanças em conversões em massa por conta de um filme é ingênuo. Lembram do filme a Paixão de Cristo de Mel Gibson?
Onde estão os milhões de chorosos que assistiram? 
 Sem a verdadeira pregação do evangelho e o Espirito Santo para regenerar corações mortos, será só um filme de uma família e muita água, assim como foi um homem e muito sangue no roteiro de Gibson.

Onde estava no filme a parte que explica que Jesus foi moído por Deus por nossa culpa e que recebeu a justa ira de Deus em nosso lugar?

Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:25-26
Gibson quase me faz acreditar que a culpa é do sinédrio e não minha. E te garanto, a maioria acreditou!
Porque isso aconteceu?
Simples, sem explicação um livro é só um livro e um filme é só um filme.
O certo está no exemplo do apóstolo.
Pedro, então, começou a explicar-lhes exatamente como tudo havia acontecido:Atos 11:4
O tambor bate e ecoá para a cultura más lembre-se graça comum não salva, abençoa. O mundo precisa da pregação e o Espirito cumprirá sua parte.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16:8

domingo, 17 de novembro de 2013

COMO USAR O FACEBOOK PARA A GLÓRIA DE DEUS?


Cultura Redimida
As mídias sociais mobilizam uma enorme multidão de pessoas no mundo, o Facebook então, nem se fala. As estatísticas apontam para quase 1 bilhão de "facebookianos". Como se costuma a dizer aqui em Niterói, "é gente a dar com pau."

Eu particularmente uso o facebook há aproximadamente dois anos, todavia, confesso que nos últimos dias pensei em cancelar os meus dois perfis, isto porque, os textos publicados, além é claro dos comentários divulgados pelos usuários em quase nada glorificavam a Deus.

Pois é, lamentavelmente muitos dos adptos desta importante mídia tem usado esse espaço para divulgar fofocas, imoralidades, tolices, chocarrices e palavrões, isso sem falar na propagação de fotos, banners e desenhos que em nada edificam.

Prezado leitor, e você como tem usado o Facebook? Ora, tenho absoluta certeza de que esta grande rede social pode em muito contribuir para sua edificação.

Isto posto, à luz desta afirmação gostaria de oferecer algumas dicas de como usar o Facebook para a glória de Deus:

1- Use o Facebook para fazer amigos.
2- Use o Facebook para consolidar relacionamentos.
3- Use o Facebook para "pastorear", apascentar e discipular o povo de Deus.
4- Use o Facebook para criar pontes relacionais.
5- Use o facebook para edificar o povo de Deus com postagens abençoadoras.

6- Use o Facebook para animar e fortalecer o fraco na fé.
7- Use o Facebook para celebrar a vida, a família e a amizade.
8- Use o Facebook para evangelizar e testemunhar do amor de Cristo.
9- Use o Facebook para celebrar a Cristo.
10- Use o Facebook para a glória de Deus.

"Portanto quer comais ou bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus." I Co 10:31

Pense nisso!
Renato Vargens

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

"Faça Bons Sapatos"

Um sapateiro convertido perguntou a Lutero o que deveria fazer para servir bem a Deus. Ele talvez esperasse o conselho de fechar o seu negócio e tornar-se pregador do Evangelho. Lutero respondeu: "Faça um bom sapato e venda-o por um preço justo". Ele serviria a Deus sendo um profissional competente e honesto
                      (Michael Horton – O Cristão e a Cultura) 

Cultura Redimida
.
Algo que muitas vezes é mal entendido entre nós cristãos é a separação entre atividades religiosas e as demais, como se as primeiras fossem relacionadas a Deus e as demais fossem apenas para nós mesmos. Portanto, tende-se a valorizar as atividades consideradas “espirituais” e a negligenciar atividades seculares como estudo, trabalho e outras responsabilidades que não estão diretamente relacionadas à nossa fé. Porém a Bíblia não mostra essa separação, mas quando diz “buscai primeiro o Reino de Deus” (Mateus 6.33), se refere a não andarmos ansiosos com o dia de amanhã, mas nos contentarmos em servir a Deus e confiar no sustento que vem dele. O Reino de Deus não se resume a oração, leitura bíblica, evangelismo e costumes religiosos apenas, mas envolve tudo o que fazemos, falamos e pensamos. Tudo deve estar debaixo do senhorio de Cristo.

Para o sapateiro, servir a Deus só seria possível se ele dedicasse todo o seu tempo a pregar o evangelho. Não imaginava que poderia servir a Deus fazendo sapatos. Afinal, o que sapatos têm a ver com o Reino de Deus? Não seria mais proveitoso se dedicar ao estudo bíblico, ao ensino ou à pregação, atividades de maior valor? A visão do sapateiro parte de uma compreensão limitada da soberania de Deus, que estaria alheio a qualquer atividade ou produção humana em que seu nome não estivesse escrito claramente. A resposta de Lutero mostra uma visão diferente, em que tudo aquilo que é bom e justo é visto como expressão do caráter de Deus. Isso mostra que podemos servir a Deus em nosso dia-a-dia, mesmo nas coisas mais simples, e que podemos enxergar o agir de Deus em diversas situações. Ele é a fonte de toda beleza e virtude, “toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes” (Tiago 1.17).

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Meus Pés de Hobbit

Mesmo que você me conheça na vida real, provavelmente não sabe, más sou um HOBBIT!
Cultura Redimida

É provável que conheça Tolkien, tenha assistido um dos filmes ou lido um de seus livros (Senhor dos Anéis) onde este simpático personagem aparece, e se você se lembrar de como vivem os hobbits saberá que:
Os hobbits são baixinhos, são bem menos robustos que anões e consideram a possibilidade de participarem de uma aventura como uma atitude insana, pois preferem a calma de sua vida rotineira. São ágeis pois acostumaram-se a fugir dos "homens grandes"embora habilidosos, os hobbits não conseguem entender ou gostar de máquinas complicadas. Tem os pés grandes e peludos andam descalços, porque a sola de seus pés é muito espessa, não necessitando de calçados. Vivem em tocas grandes e confortáveis em uma terra ao oeste da Terra Média chamada Condado. Os hobbits vivem da agricultura, presenteiam os outros em seus aniversários com grandes festas com inúmeros convidados e são um povo simples. Não se importam com o que esteja acontecendo no resto do mundo, pois não possuem tanto interesse naquilo que se encontra além do seu reino.
Veja o trecho do filme (A sociedade do Anél) em que Bilbo apresenta à terra dos hobbits e os descreve. Qualquer semelhança não é mera coincidência. 


Nenhum hobbit gosta de ser tirado de seu conforto, más acontece e quando, acontece, é irreversível! 

No filme O Hobbit tem uma cena do jovem Bilbo Boseiro recebendo visitas é muito engraçado! Na vida de um hobbit receber visitas é um transtorno o que dirá sair do Condado. 
É, não é nada fácil!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

COSMOVISÃO – O que é?

Cultura Redimida
Todo ser humano possui uma cosmovisão. Talvez você já tenha lido esta palavra em algum lugar ou mesmo ouvido algo sobre o assunto, mas não tem a menor idéia do significado deste termo. Mas saiba que mesmo assim, mesmo sem saber o que é isso, você possui uma cosmovisão.
Aquilo que cada pessoa é, o que defende, o que vive, é resultado da cosmovisão que permeia sua vida. Em nosso caso específico, vivemos de acordo com a Cosmovisão Cristã (um desdobramento da Cosmovisão Teísta). Como a humanidade é diversificada ao extremo, nos mais distintos aspectos, existe uma gama muito variada de cosmovisões.

Para todo e qualquer cristão ser mais eficiente no cumprir da Grande Comissão (Mt 28.19-20), é importante conhecer as premissas que caracterizam e diferenciam as variadas cosmovisões existentes. Para aquele que enxerga na apologética uma ferramenta útil para a propagação do Evangelho, o discernimento das cosmovisões é essencial.
Empresto as palavras de um grande teólogo e apologista quanto à definição do termo cosmovisão:

“Modo pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã é weltanschau-ung, que significa um ‘mundo e uma visão da vida’, ou ‘um paradigma’. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino.” [1]

Na medida que nos aprofundarmos neste tema, vamos compreender duas coisas básicas:

1) Cosmovisões distintas existem, mas não é possível concordar coerentemente com as premissas centrais de duas ou mais cosmovisões;

2) Cosmovisão é como óculos, para que a realidade faça sentido é preciso visualiza-la de acordo com uma cosmovisão coerente e verdadeira, ou seja, com as “lentes corretas”.

Existem sete cosmovisões básicas; são sete matrizes das quais as demais formas de enxergar o todo derivam: Teísmo, Deísmo, Ateísmo, Panteísmo, Panenteísmo, Teísmo Finito e Politeísmo. Com exceção da relação muito próxima entre o Panteísmo e Politeísmo, não há compatibilidade entre as demais cosmovisões. Veja um pouco de cada uma na tabela abaixo: